Dr. Explica

Voltar

Cirurgia de varizes com laser

Muitas coisas melhoraram na Medicina, e a cirurgia de varizes não foi diferente. O laser mudou muito os resultados da cirurgia. Mas será que é para todo mundo?

Dr. Felipe Coelho explica o uso do laser no tratamento de varizes

O laser é uma tecnologia usada em muitas áreas, e isso inclui a Medicina. Muitos procedimentos cirúrgicos foram totalmente transformados a partir do momento que o laser passou a ficar disponível.

Com a cirurgia de varizes não foi diferente. No final dos anos 90, o uso do laser mudou de forma definitiva a maneira que tratamos a veia safena em especial.

Antes era necessário realizar cortes para fazer a remoção da veia safena, um procedimento mais invasivo, que causava mais desconforto para a pessoa. Além disso, a técnica clássica de remoção da safena também deixa mais hematomas e consequentemente causa mais dor no pós-operatório.

O uso do laser mudou muito essa realidade. Podemos fazer a cirurgia usando somente uma punção, ou seja, um pequeno furo na veia safena por onde posicionamos a fibra do laser e assim cauterizamos a veia, sem a necessidade de cortes. Como não há a remoção da safena, fica menos roxo (hematomas) e assim dói bem menos depois do procedimento.

Outra grande vantagem é que em muitos casos conseguimos fazer a cirurgia com anestesia local, sem fazer a famosa anestesia raqui, que muitas mulheres lembram da cesárea. Para fazer a cirurgia convencional, o anestesista faz uma punção na região lombar para injetar o anestésico, diferentemente da cirurgia com laser, que podemos fazer a anestesia no trajeto da veia e o anestesista faz uma sedação para ficar mais confortável para a pessoa.

Assim, pode ir para casa algumas horas depois do procedimento, sem maiores restrições.

Mas Dr. Felipe, isso é para todo mundo?

Não. Somente para aquelas pessoas que tem problema na veia safena, o laser é utilizado principalmente para essa veia. Quem não tem problema nas safenas, normalmente é submetido à cirurgia que remove as varizes somente, que também pode ser feita com anestesia local e sedação.

Entendeu? O laser trouxe grande conforto e comodidade para pacientes e médicos, pois é menos agressivo, recuperação mais rápida e bons resultados.

O Cirurgião Vascular é o médico especialista no tratamento de varizes, e deve ser feita uma avaliação completa para decidir pela melhor técnica.

Nós, do Hospital Vascular de Londrina, contamos com uma infraestrutura voltada para o tratamento de varizes, com toda tecnologia disponível para cuidar da sua saúde.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, mande uma mensagem para mim, será um prazer responder para você!! E não deixe de seguir minhas redes sociais, lá eu sempre posto dicas e informações sobre cuidados com a circulação e sobre o tratamento das varizes.


Autor: Dr. Felipe Coelho Neto