Dr. Explica

Voltar

Como o Pilates pode ajudar quem tem varizes?

Você sabia que o pilates, além de aliviar dores e trabalhar a flexibilidade, também pode ajudar quem tem varizes? De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as famosas veias dilatadas atingem 35,5% da nossa população e são mais comuns em mulheres. Já existem diversos tratamentos e até cirurgias que amenizam o problema, mas, o que pouca gente sabe, é que atividades físicas como o pilates podem ser usadas para tratar os sintomas das varizes. Vamos falar um pouco mais sobre isso?

Pilates

Varizes

As varizes são veias dilatadas que ocorrem por causa do mau funcionamento de válvulas sanguíneas que deveriam ajudar na volta do sangue para o coração.
Quando esse mecanismo apresenta falha, uma parte do sangue começa a se acumular na perna, sobrecarregando os vasos capilares e causando as varizes que tanto incomodam.
O problema acomete homens e mulheres a partir dos 30 anos de idade e é mais comum nos membros inferiores como pernas e pés. As causas mais comum são:

  • Permanência em uma mesma posição por muitas horas, seja sentado ou em pé;
  • Predisposição genética;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso;
  • Uso de roupas apertadas;
  • Trombose Venosa
  • Gestação.


Tratamentos: 
O tratamento das varizes pode ser feito de formas diversas, a depender da gravidade do caso.
Alguns dos tratamentos convencionais são:


Laserterapia
É um tratamento que elimina vasos pequenos e médios através do raio laser, que aquece a área afetada pelas varizes e destrói a parede do vaso sanguíneo. A melhora é notada de forma instantânea.


Escleroterapia com glicose
Conduzida por um angiologista, consiste em aplicar soluções concentradas de glicose diretamente nas varizes até que desapareçam.


Remédios
Remédios e pomadas de farmácia também podem ser indicados para tratar varizes. Muitos deles possuem substâncias que combatem a inflamação e estimulam a circulação, reduzindo os sintomas da doença.


Exercícios físicos
Há muito tempo sabemos que os exercícios físicos são ótimos aliados para quem luta contra as varizes. Eles podem atuar tanto no tratamento quanto na prevenção, pois são simples de executar e têm impacto direto na circulação sanguínea e qualidade de vida como um todo.
Caminhada, hidroginástica e pilates estão entre as modalidades mais indicadas para tratar os sintomas de varizes.


Como o Pilates pode ajudar no tratamento das varizes?
O primeiro grande benefício do pilates para amenizar os sintomas das varizes está na melhora da circulação sanguínea, combatendo o inchaço e atuando diretamente na raiz do problema.
Essa modalidade também trabalha alongamento e definição da panturrilha, um músculo conhecido como nosso “segundo coração”, pois é muito importante no bombeamento do sangue dos membros inferiores de volta para o coração.
O pilates também ativa os músculos e melhora a circulação de sangue nas fibras musculares, evitando a congestão venosa.


Benefícios do Pilates no tratamento das Varizes?
Além de ser uma questão estética, as varizes também prejudicam o corpo no nível físico, causando dores, inchaço, sensação de peso nas pernas e até manchas e feridas (em casos mais graves).
É aqui que se encontram os principais benefícios do pilates para tratar varizes:

  • Redução do inchaço
  • Alívio das dores
  • Alongamento e fortalecimento da musculatura
  • Melhora do equilíbrio

Prevenção das varizes:
Não há como prevenir o aparecimento das varizes, já que elas podem estar ligadas, inclusive, à sua genética. Porém, alguns bons hábitos podem sim retardar seu aparecimento. São eles:

  • Fazer atividade física regularmente
  • Manter uma alimentação equilibrada
  • Não fumar
  • Manter o peso ideal


Se você sofre com varizes, é importante buscar por orientação e tratamento em clínicas especializadas.
Antes de tomar qualquer medicação ou matricular-se no pilates, faça uma consulta com um profissional da área. Através dela você será avaliado e poderá fazer um tratamento muito mais eficiente.
Agende a sua consulta no Hospital Vascular de Londrina, que ajuda milhares de pacientes com sintomas parecidos com o seu.

Fale conosco pelo WhatsApp e saiba mais!

Autor: Hospital Vascular de Londrina