Dr. Explica

Voltar

Meias de compressão - ajudam muito a sua circulação!!!

Existe muita controvérsia quando falamos de meias elásticas, e isso gera muitas dúvidas nas pessoas. Será que as meias tem papel importante nos cuidados com a circulação? Quem deve usar as meias elásticas? Todas são iguais?

Dr. Felipe Coelho dá orientações sobre o uso das meias elásticas

As meias de compressão fazem parte do imaginário popular quando se fala de varizes.

É muito comum ouvirmos histórias no consultório mais ou menos assim: “doutor, minha avó tinha varizes enormes, e a vida toda usou aquelas meias”.

Realmente muitas pessoas recebem como único tratamento a prescrição das meias, e frequentemente sem o devido registro da compressão apropriada.

Mas como será que funcionam essas meias?

Devido à força da gravidade, o sangue venoso nos membros inferiores sofre resistência para retornar ao coração, e nas circunstâncias em que ficamos muito tempo em pé ou sentado, essa resistência aumenta. E isso causa aumento na pressão nas veias das pernas, desencadeando o processo de dilatação dessas veias.

E algumas dessas veias ficarão dilatadas de forma permanente, e assim passa a ser chamada de varizes. Ou seja, as varizes são veias dilatadas e tortuosas permanentemente (saiba mais aqui: https://hospitalvascularlondrina.com.br/dr-explica/por-que-aparecem-as-varizes).

E é aqui que entra o papel das meias elásticas: ela melhora o retorno venoso e diminui a pressão venosa, diminuindo sintomas e também previne a progressão da doença varicosa. Ao gerar a compressão nos membros inferiores, a meia gera uma resistência à distensão das veias e assim tem ação benéfica para a circulação venosa.

Tem papel importante também durante o período da gestação, diminuindo os sintomas e o inchaço decorrente da gravidez.

Após a cirurgia de varizes também tem papel em prevenir as dores, inchaço e hematomas.

As meias elásticas também são uma ferramenta valiosa na prevenção de trombose venosa durante viagens longas ou cirurgias de maior duração.

As meias apresentam graus de compressão diferentes, de acordo com a necessidade de cada paciente. Pacientes com sintomas de varizes normalmente recebem prescrição de meias de média compressão.

Já pessoas com complicações de trombose venosa ou linfedema, podem necessitar de meias de alta compressão.

As meias podem cobrir somente a panturrilha (chamadas de meias 3/4), chegar até a parte alta da coxa (meias 7/8) ou então as meias-calça, que cobrem até a região abdominal.

No Brasil e outras regiões tropicais, o calor é um limitador ao uso generalizado das meias. Todavia, é muito importante a consulta com Cirurgião Vascular para fazer uma avaliação detalhada se há necessidade de uso de meias no seu caso.

Para as pessoas que tem indicação, a meia é uma ferramenta fundamental para cuidar da circulação.

Faça seu tratamento com um Cirurgião Vascular. Ele é o especialista indicado para o tratamento dos problemas da circulação.

Se você gostou desse texto, compartilhe com outras pessoas que tem interesse por esse assunto. Siga nossos canais nas redes sociais:


https://www.facebook.com/drfelipecoelhovascular 

https://www.instagram.com/drfelipecoelho/  



Autor: Dr. Felipe Coelho Neto