Dr. Explica

Voltar

Quais critérios são considerados ao escolher o melhor tratamento para varizes?

Embora muitas pessoas acreditem que as varizes sejam apenas um problema estético, a verdade é que as veias varicosas podem indicar que a saúde vascular não está bem. Por essa razão, é sempre importante buscar ajuda médica para fazer uma avaliação. Apenas desta maneira é possível obter o diagnóstico correto e a prescrição para tratar a condição. Nesse caso, o especialista utiliza critérios para escolher o melhor tratamento para varizes. Pensando nisso, você sabe quais são esses parâmetros? Neste post, você aprenderá quais são os pontos avaliados pelos médicos, as técnicas mais utilizadas para tratar o problema e como escolher um tratamento para varizes. Confira!

Quais são os tratamentos disponíveis? Como eles funcionam?

Antes de entender quais são os critérios considerados ao escolher o melhor tratamento para varizes, é importante entender quais são os tratamentos disponíveis. Com o passar dos anos, as técnicas foram aprimoradas, trazendo maior conforto ao paciente.

A seguir, veja como os tratamentos mais modernos são realizados!

Cirurgia de varizes por endolaser

A cirurgia de varizes por endolaser é indicada para as veias mais calibrosas, assim como a intervenção convencional.

Nesse método, é realizada uma pequena incisão na pele por onde uma fibra óptica é introduzida diretamente na veia doente, onde o laser é emitido promovendo a oclusão total. Desse modo, a veia continua no organismo, mas não funciona.

Entre as vantagens dessa técnica está o baixo tempo de internação hospitalar e o pós-operatório mais tranquilo. Contudo, o endolaser não é indicado para todos os casos, sendo o médico especialista o profissional capacitado para avaliar a viabilidade do tratamento.

Microcirurgia de varizes

A microcirurgia de varizes é um método minimamente invasivo e dura cerca de 30 minutos. Nela, são realizadas micro incisões para a retirada das veias danificadas. Os cortes são tão pequenos que não precisam de pontos e as cicatrizes ficam, praticamente, imperceptíveis.

Escleroterapia

A escleroterapia também é uma técnica considerada minimamente invasiva, que consiste na aplicação de um líquido esclerosante nos vasinhos por meio de microagulhas. Dessa maneira, a substância injetada estimula o organismo a secar esses vasos.

Essesse tratamento exige uma média de 5 a 6 sessões intervaladas, pois não é possível secar todos os vasinhos de uma vez..

Laser transdérmico

O laser transdérmico age sobre o vaso doente, aquecendo o sangue e promovendo a contração da veia e a sua destruição. Dependendo do caso, pode ser combinado com a escleroterapia para potencializar os resultados.

Escleroterapia com espuma

Além da escleroterapia líquida, existe o procedimento que utiliza uma espuma densa aplicada por injeções, podendo ser utilizada para a oclusão de veias mais calibrosas. O que o médico considera ao escolher o melhor tratamento para o meu caso?

Agora que você já conhece os principais tratamentos para varizes, é o momento de entender quais são os critérios utilizados pelo médico para a escolha do procedimento. O cirurgião vascular se baseia no resultado de exames físicos e ecodoppler para entender o grau de intensidade das varizes.

Desse modo, o profissional pode definir qual é o tratamento mais indicado conforme o calibre das veias comprometidas e a condição clínica do paciente. Geralmente, os vasos menores, chamados telangiectasias, e as veias reticulares são tratados com escleroterapia.

Já as veias mais calibrosas podem ter indicação de tratamento cirúrgico. Também é comum a combinação de técnicas, como laser transdérmico a aplicação.

Porém, vale ressaltar que a decisão final é tomada em conjunto — médico e paciente —, entendendo a disponibilidade, preferência e objetivos do paciente a fim de encontrar o melhor método para tratar o caso.

Ao longo deste artigo, você pôde entender como são feitos os tratamentos para varizes e como é feita a escolha da melhor técnica para cada caso. Se você sofre com o problema, não deixe de buscar ajuda médica em uma clínica especializada e referência na área, como o Hospital Vascular de Londrina.

Que tal aproveitar que está por aqui e agendar a sua consulta? Acesse o nosso site e marque a sua avaliação agora mesmo!


Autor: Hospital Vascular de Londrina