Dr. Explica

Voltar

Sou muito jovem para ter varizes!!!!

O aparecimento de varizes pode ser muito perturbador, especialmente quando elas começam a aparecer antes dos 30 anos.

É normal ter varizes tão cedo? Dr. Felipe Coelho explica!

“Doutor, é normal ter varizes na minha idade?”

As varizes fazem parte de um grupo de doenças crônicas que tem como causa principal a tendência genética. Pessoas que tem parentes de 1o grau, especialmente pai e mãe com varizes tem mais chance de desenvolver varizes.

E a herança genética costuma se manifestar por volta dos 25 a 35 anos, e conforme passa o tempo, as varizes vão ficando mais evidentes. A hereditariedade se soma a outros fatores de risco, como veremos mais adiante nesse texto. Vários estudos científicos mostram que cerca de 50% da população com mais de 15 anos tem varizes. É muita gente com varizes!!!

É nessa época que as mulheres têm seus filhos, e a gestação é um fator bem conhecido que favorece o surgimento de varizes, além do uso de anticoncepcional, que também favorece o aparecimento das varizes.

Assim, são vários os fatores que agem nessa fase da vida da mulher, e consequentemente fazem com que as varizes passem a ser observadas, além de causar sintomas como dor, peso, cansaço, queimação e inchaço nas pernas.

O tratamento das varizes deve ser feito assim que elas começam a aparecer: é mais fácil cuidar do problema no início, período em que as varizes não são tão graves, o tratamento é mais rápido e é possível alcançarmos melhores resultados.

Mas é muito comum as pessoas protelarem, é o famoso “deixar o tratamento das varizes pra lá”. Apesar de ser uma doença que não cause tanto transtorno no início, pode ser que ocorram complicações com a progressão do tratamento.

Em conclusão, as varizes costumam aparecer cedo, por volta dos 20-30 anos, são mais comuns nas mulheres e tendem a piorar com o passar do tempo.

Normalmente causam poucos transtornos, mas vão dar sintomas em uma boa parte das pessoas, algumas vão desenvolver as formas mais graves da doença varicosa, com escurecimento da pele, inchaço constante e endurecimento da pele e infelizmente, algumas acabam sofrendo com as úlceras venosas, de difícil cicatrização.

Por isso é tão importante fazer o tratamento e seguir as orientações do Cirurgião Vascular.

Se você tem vasinhos e varizes, consulte um Cirurgião Vascular.

O Hospital Vascular de Londrina é focado nos cuidados com a circulação, para que você tenha pernas bonitas e saudáveis!!!


Autor: Dr. Felipe Coelho Neto