Dr. Explica

Voltar

“Varizes em idosos – é verdade que não pode operar?”

Passei dos 70....Não posso mais operar minhas varizes?

Dr. Felipe Coelho explica como tratar as varizes em idosos

Olá pessoal!! Essa semana vou realizar uma cirurgia de varizes em uma paciente um pouquinho mais idosa, e me estimulou a escrever sobre esse tema!

Com frequência recebo pacientes mais idosas, vindo para a consulta junto com filhos ou netos, para fazer uma avaliação da situação das varizes.

Muitas vem contando que sofrem com as varizes há muitos anos, e que elas têm piorado cada vez mais. E que receberam indicação de operar no passado, mas por uma série de motivos o procedimento acabou não sendo realizado. E agora que está idosa, o risco da cirurgia de varizes é muito alto e não dá mais para operar, sendo indicado tratamento com medicamentos e meias elásticas, além de elevar as pernas ao longo do dia para melhorar os sintomas das varizes.

Essa história é muito comum!! Muito mesmo, pacientes que já passaram dos 65, 70, 75 anos vem ao consultório com essa ideia de que já não podem mais operar as varizes devido ao risco da cirurgia.

Mas será que é assim mesmo? Depois de uma certa idade estamos fadados a não poder receber os melhores tratamentos disponíveis para varizes?

Para responder essa pergunta, vou fazer algumas considerações antes. As varizes tendem a aparecer mais conforme envelhecemos, porque a pele perde sustentação e a tendência é que as veias passem a ficar mais tortuosas (lembre-se agora das veias do dorso da mão da sua avó ou do seu avô – não eram mais “saltadas” e “evidentes”?)

Muito bem...Além de haver essa piora das varizes em decorrência do envelhecimento, conforme passa o tempo mais varizes aparecem (já escrevemos aqui sobre o porquê de algumas pessoas desenvolverem varizes e outras não. Se você não leu esse texto do blog, sugiro fortemente que você leia. Clique aqui para ler: https://hospitalvascularlondrina.com.br/dr-explica/por-que-aparecem-as-varizes ).

Fiz esses comentários para reafirmar que de fato depois dos 65-70 anos a chance de haver varizes nas pernas é muito grande. E aí vem nossa pergunta inicial: não pode operar porque agora o risco da cirurgia é muito grande?

Algumas pessoas realmente têm risco muito elevado para a cirurgia de varizes, e convém não expor a pessoa a esse risco. Sempre solicitamos uma avaliação cardiológica ou com a especialidade que já cuida da paciente, para afastar qualquer risco desnecessário na hora do procedimento.

Mas a boa notícia é que podemos fazer o procedimento com anestesia local, sem necessidade de fazer a anestesia raqui, nem tampouco dormir no hospital.

Podemos usar a técnica de espuma, que pode ser feita no consultório, não precisa de anestesia e a pessoa volta para casa imediatamente.

Assim, podemos fazer o tratamento em pacientes mais idosas sim, sem aumentar os riscos do procedimento. O exame detalhado permite escolhermos a técnica apropriada e assim oferecemos o melhor tratamento, independente da idade.

A mensagem mais importante que quero deixar é que, independentemente da idade, todos merecemos o melhor tratamento disponível, e as novas técnicas de tratamento de varizes aumentaram muito as possibilidades, melhorando a qualidade de vida das pacientes, com carinho, segurança e bons resultados.

Consulte sempre um Cirurgião Vascular. O Hospital Vascular de Londrina é focado nos cuidados com a circulação, para que você tenha pernas bonitas e saudáveis!!!



Autor: Dr. Felipe Coelho Neto